E - SOCIAL

June 25, 2018

Muitas empresas estão preocupadas com o e-social. Os contadores estão correndo para atender as exigências dele.. Mas afinal de contas o que é esse tal de e - social? Nós explicamos para você!

 

 

O que é o eSocial?

 

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

 

Qual o prazo de implantação?

 

 De acordo com a Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 02/2016 publicada no dia 31/08/2016, no Diário Oficial da União, a implantação do sistema será realizada em duas etapas: a partir de 1º de janeiro de 2018, a obrigatoriedade de utilização do eSocial Empresas será para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. Já a partir de 1º de julho de 2018, a obrigatoriedade será estendida aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual, abrangerá inclusive as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e MEIs que possuem funcionários.

 

Fonte: esocial.gov.br

 

Nós, contadores, já estamos na fase final de adequação à nova realidade que demandar muito mais organização em relação aos documentos, processos e rotinas, para que regras sejam cumpridas, quem não se adequar vai sentir no bolso.

 

Confira regras que serão fiscalizadas com mais rigor:

 

Admissão

 

O profissional só pode começar a trabalhar após a assinatura da carteira e do contrato de trabalho, a admissão deve ser enviada ao esocial no dia anterior ao início da relação de trabalho.

 

Folha de Pagamento

 

Não poderá ser fechada com atraso ou reprocessada por conta de erro de informação, todos os dados deverão ser enviados até o dia 07 do mês subsequente.

 

Rescisões

 

O pagamento de verbas rescisórias e o envio do desligamento deve ser feito até 10 dias após o fim do contrato de trabalho.

 

Acidente de Trabalho

 

O prazo de envio da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) é de 24 horas após o acidente.

 

Afastamentos Férias, auxílio-doença, licença-maternidade e outros devem ser obrigatoriamente comunicados ao sistema.

 

Férias

 

O aviso de férias deve ser informado em até 30 dias antes do início das férias.

 

Quais medidas devem ser implantadas para minimizar o risco de ser multado?

 

De acordo com a contabilista Ediane Miranda, sócia da Smart Controll Contabilidade, a nova obrigação vai demandar atenção redobrada, pois as rotinas trabalhistas como admissões, férias e desligamentos não poderão mais ser retroativas como acontece atualmente. Com o eSocial as empresas terão que enviar ao governo as informações que alteram a rotina administrativa antecipadamente, e o poder público agora fará uma fiscalização "em tempo real" dessas obrigações. As multas serão bastante elevadas e devem ser evitadas a todo custo.

 

Fonte: Fenacon.org.br

 

As empresas terão que se reestruturar e adequar o seu departamento de gestão de pessoas, caso contrário vão sentir no bolso o custo da desorganização, os contadores e administradores terão de estreitar a relação para que não haja ruído na comunicação.

 

Conte com profissionais qualificados e reduza os riscos para a sua empresa!

Nós da Smart Controll estamos a sua disposição.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

AGORA SOMOS PARCEIROS PLATINA!

November 26, 2018

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Smart Controll Contabilidade 2019. Todos os direitos reservados.